Pular para o conteúdo principal

Eram 700 canhotos capaz de acertar um fio de cabelo

Curiosa à pergunta tentei buscar uma resposta no livro dos Juízes e o que encontrei foi a quantidade diferente de homens canhotos, o livro dos juízes fala em 700 homens canhotos. Deste modo não poderei dar-te uma resposta satisfatória. Agora também estou na dúvida gostaria de saber a citação bíblica que fala em 300 homens canhotos, se alguém souber ficaria grato em receber o comentário.
Mas da busca realizada, deixo estes dados como resposta:
Os Benjamitas são considerados os campeões de pontaria.
Na tribo de Benjamim tinha um grupo 700 homens todos eles eram canhotos e exímios atiradores de pedras com fundas. Justificando esta especialidade a Bíblia diz que eles atiravam com a funda uma pedra com certeza tal que atingiam um cabelo a distância e nunca erravam! Vejamos o texto do livro dos Juízes 20,16:
“16 Em todo este exército havia 700 homens de Escol, canhotos. Todos eles, com a pedra da sua funda, eram capazes de acertar um fio de cabelo sem errar”. (Juízes 20,16)   Parece uma pergunta simples, mas não é fácil de responder. Há outras respostas aqui no site e vejo que não são muito uniformes. Isso é sintomático, pois no mundo antigo não existia um padrão, como acontece hoje. Naquele tempo, cada pequena realidade usava suas próprias medidas. E o texto bíblico retrata essa realidade. Portanto, um termo como "côvado" pode exprimir uma medida diferente em cada momento histórico. A propósito de "unidades de medidas na Bíblia", convido a ler o excelente artigo de Edilson Roberto Pacheco, presente na rede.

Côvado
Essa unidade de medida pode aparecer também como "cúbito" e se trata de uma unidade de comprimento. Em hebraico si trata do termo "ammah". Sua utilização é encontrada, predominantemente, na descrição da edificação do Templo de Salomão (1Reis, 2Crônicas) e em grande parte do livro de Ezequiel (as medidas do interior, o vestíbulo, as câmaras, pilares, átrio, altares para sacrifícios, ombreiras, muro do átrio, o Santo dos Santos). De semelhante maneira, também é referida na repartição das terras aos sacerdotes (Ez 45.1).
Essa medida é apresentada pela primeira vez na história da Arca de Noé, por ocasião da predição do dilúvio: “E assim é que a farás: trezentos cúbitos, o comprimento da arca, cinqüenta cúbitos, sua largura e trinta cúbitos, a sua altura” (Gn 6.15). Essa medida é definida, no quinto livro do Pentateuco, com referência a uma parte do corpo humano: “Porque somente Og, rei de Bashán, foi o que restou dos Refaim. Eis aqui seu leito, um leito de ferro, de certo este está em Rabat Amon; tem nove cúbitos de comprimento e quatro cúbitos de largura, segundo o cúbito do homem (Og)” (Dt 3,11).


A expressão “segundo o cúbito do homem” [be-ammat ish] remete a uma unidade de medida linear equivalente a do antebraço de um homem, nesse caso a referência é o rei Og. O comprimento é, portanto, do cotovelo à ponta do dedo médio, normalmente 45 centímetros. Portanto, a arca de Noé teria tido, aproximadamente, 150m de comprimento, 25m de largura e 15m de altura.
 
Se porventura conhece alguns conhecimento compartilhe com esta pagina para melhor ajudar os irmãos nos estudos bíblicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM É EGOÍSTA?

    Quem é egoísta? Janeiro 10, 2024 P. Primeiro, se dizem que o egoísmo, coloca o próprio interesse sobre o interesse dos outros, é um vício, uma imoralidade. Então, quando você busca satisfazer seu interesse, eles o acusam de viciado e imoral, provoca esperando que você sinta culpa e deixe de cuidar de si mesmo cuidando dos outros, vivendo uma vida de abnegação. R. Filipenses 2:3 NVI. Não sejam egoistas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês P. Se essa intimidação sentimental não funcionar, redefinem o conceito egoísmo, substituindo seu significado verdadeiro, cuidar de si, satisfazer seu próprio interesse, pelo que egoísmo não é, fazer mal aos outros, obter o que você deseja de qualquer jeito, mesmo que seja com mentiras, trapaças ou uso da força. R. O livro de Proverbios 6.16-19. Deus mostra 6 coisas que ele odeia e uma que abomina: "olhos altivos, lingua mentirosa, mãos que derramam sangue inocentes, o coração que ma

O PARALÍTICO DE BETESDA João 5:7

  O paralítico havia 38 anos   A Fé Vítima do Tanque. Uma pregação com Pr. Ronaldo Borges na ADM em 05/01/24 O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. (João 5:7) Qual o máximo de tempo que você já ficou doente? O homem que mais tempo passou enfermo na Bíblia é o paralítico de Betesda. Quando Jesus nasceu, esse homem já estava lá, na beira do tanque esperando o mover das águas. Muitas passagens mostram Jesus curando todos os enfermos da multidão (Mt 4:24, 8:16, 14:14, 15:30). Igualmente no tanque de Betesda, havia uma grande multidão de enfermos (Jo 5:30). Porém, Jesus passou ali e não curou a todos. Por quê? Em Jo 5:10-13 esta notícia rapidamente a cura tornou-se assunto de discussão, porque fora feita  ou melhor realizada no sábado. Para os judeus, nesse caso não ao povo comum, mas seus líderes (cons. 1:19). Parece que viram o homem caminhando pelas ruas a caminho de sua casa

Culto Inaugural no Novo Templo em Marabá Paulista

PASTOR JOÃO REZENDE LÍDER DA IADM E OS OBREIROS EM ORAÇÃO. LOCAL ONDE ESTÁ EDIFICADA O TEMPLO  A religião de Jesus Cristo é simultaneamente como um arado que abre no coração humano valetas fundas e o cultivador aquele que semeia lança a semente das generosidades, das dedicações, dos heroísmos.  Porque há também heroísmo na religião, como demonstra os números extraordinário de mártires que por ela deram o seu sangue, a ela sacrificaram as suas vidas para levar o nome do seu redentor e salvador o messias anunciado por João Batista, e o profeta Isaias, os apóstolos de Jesus, assinalando-se imorredouramente nas páginas sagradas das Escrituras e da humanidade cristã.       A VISÃO MISSÃO RELIGIOSA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS                                                                       Por V. Fidelis (070821     Sempre que surgia algum problema, estas eram suas palavras:  “Jesus é bom. Glória a Jesus! Aleluia! Jesus é muito bom. Ele salva, batiza no Espírito Santo e cura os enfermos. Ele