Pular para o conteúdo principal

RAPOSAS E RAPOSINHAS




"RAPOSAS E RAPOSINHAS"


Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor”. Cantares 2:15 – A raposa é conhecida na literatura clássica e na Bíblia como um animal astucioso, voraz, causador de danos, às vezes irreparáveis.
Os falsos profetas são comparados a “raposas no deserto”: “Os teus profetas, ó Israel, são como raposas entre as ruínas”. Ezequiel 13:4.
Em Lucas 13:31 e 32, Jesus referindo-se à maldade de Herodes, chamou-o de raposa: “Naquela mesmo hora, alguns fariseus vieram para dizer-lhe: Retira-te e vai-te daqui, porque Herodes quer matar-te. Ele, porém, lhes respondeu: Ide dizer a essa raposa que, hoje e amanhã, expulso demônios e curo enfermos e, no terceiro dia, terminarei.”
A beleza do Capitulo 2 de Cantares de Salomão é prejudicada em seu ensinamento de paz e amor pela referencia às raposas que roem as vinhas florescentes (v. 13). O verso 15 tem o objetivo de indicar os pecados no coração aparentemente sem importância, mas que destroem os frutos do Espírito: “A figueira começou a dar seus figos, e as vides em flor exalam o seu aroma… Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor.” Cantares 2:13,15.
Consideremos o assunto sob três aspectos:
1. Início
2. Crescimento
3. Consumação

O PECADO COMO AS RAPOSINHAS, TEM O SEU INÍCIO INGÊNUO:
O texto menciona raposas e raposinhas. É que as raposas crescidas um dia foram filhotes inofensivos. O pecado também começa como simples insinuação, mas em sua trajetória é como o câncer, que infecciona o organismo, destrói e mata. Quantos erros na vida, no lar e na igreja começam pequenos, pequeninos e depois, resultam em exclusões, divisão na família e perturbação na igreja. Crentes que perdem seus privilégios, lares que se tornam infelizes e igrejas empobrecidas espiritualmente. É muito oportuno ‘apanhar as raposinhas’ enquanto não crescem. Como ‘sal da terra e luz do mundo’ o crente deve ser capaz de repelir qualquer começo comprometedor do bom testemunho que deve dar.

O PECADO, COMO AS RAPOSAS TEM O SEU CRESCIMENTO DEVASTADOR:
“As nossas vinhas estão em flor”, mas as raposas vão crescendo e começam a devastá-las. Ainda é tempo de apanharmos as raposas, porque podemos salvar uma boa parte do que temos. Nem sempre o crescimento do erro é permitido por maldade, mas por ignorância do perigo que representa. Reconhecemos, contudo, que algumas vezes faltas graves são permitidas levianamente, por alguns crentes. Isto é lamentável, porque a permanência do pecado no seio da igreja é como o crescimento das raposas nas videiras em flor. Coisas simples e que parecem inocentes tornam-se, às vezes, problemas que trazem tristezas e dissabores. Um televisor, por exemplo, quando adquirido parece trazer para o lar uma boa fonte de informações e instrução para os filhos. A preferência dos programas aos poucos vai fugindo ao controle dos pais e em breve as inocentes crianças estarão recebendo influência de pessoas ímpias e venenosas que como verdadeiras raposas vão devastando a vinha em flor. E quantos já estão deixando de ir aos cultos e ficam presos aos seus programas de novela? As vezes a igreja vai bem, o trabalho tão animado, mas esses crentes estragam tudo. Como será bom apanhar essas raposas, antes que devastem a vinha do Senhor!…

O PECADO, COMO AS RAPOSAS TEM A CONSUMAÇÃO DESESPERADORA DE SUA OBRA:
Precisamos orar para que a nossa vida, o nosso lar e a nossa igreja, não sejam influenciados e permitam a penetração indébita desses males. Vale a pena transcrever as palavras do Apóstolo Tiago: “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela própria concupiscência. Depois havendo a concupiscência concebido, dá a luz o pecado; e o pecado sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meu amados irmãos” Tiago 1:14-16. Quantas vezes somos procurados por almas em desespero que desejam auxílio em problemas que não tem mais solução. A maldade endurece de tal maneira o coração humano que a porta se fecha definitivamente para o Espírito Santo. É triste uma pessoa ouvir do médico, que o seu mal não tem mais cura. É desesperador quando a porta da esperança se fecha por causa da negligência: “E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço (Mateus 25:10-12). “Passou a sega, findou o verão e não estamos salvos” (Jeremias 8:20). Somos culpados se tolerarmos na igreja leviandades que são como raposas vorazes.

CONCLUSÃO:
Não devemos desprezar as pequenas coisas por serem sem muita importância (Zacarias 4:10). Tolerar pequenos erros é permitir que o pecado cresça e destrua a nossa vida.

FINALIZAÇÃO
Que Deus continue nos ajudando e nos abençoando!
Que a Graça e a Paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo; Que o Grande, Eterno, Infinito e Sublime Amor de Deus; e, Que as Consolações, o Conforto e a Comunhão do Espírito Santo, sejam com todo o povo de Deus, hoje, sempre, eternamente! Amém!!! Amém!!! Amém!!!
Pastor Elcy França

ISBL – Centro Educacional Evangélico-Maringá
e-mail: pastorelcyfranca@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Ensino cristão no projeto educar

     

QUEM É EGOÍSTA?

    Quem é egoísta? Janeiro 10, 2024 P. Primeiro, se dizem que o egoísmo, coloca o próprio interesse sobre o interesse dos outros, é um vício, uma imoralidade. Então, quando você busca satisfazer seu interesse, eles o acusam de viciado e imoral, provoca esperando que você sinta culpa e deixe de cuidar de si mesmo cuidando dos outros, vivendo uma vida de abnegação. R. Filipenses 2:3 NVI. Não sejam egoistas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês P. Se essa intimidação sentimental não funcionar, redefinem o conceito egoísmo, substituindo seu significado verdadeiro, cuidar de si, satisfazer seu próprio interesse, pelo que egoísmo não é, fazer mal aos outros, obter o que você deseja de qualquer jeito, mesmo que seja com mentiras, trapaças ou uso da força. R. O livro de Proverbios 6.16-19. Deus mostra 6 coisas que ele odeia e uma que abomina: "olhos altivos, lingua mentirosa, mãos que derramam sangue inocentes, o coração qu...

COMO EVANGELIZAR COM O RÁPIDO AVANÇO DO LIBERALISMO

Valdeci Fidelis Artigos como você reage? Como evangelizar seus colegas de trabalho? Artigos: Acreditamos no que disse um amigo meu em seu livro que o Evangelho nunca tinha crescido tanto como cresceu nos últimos 10 anos, ele tinha razão, porque cresceu mesmo, mas para confundir a cabeça de muitos que pregam o evangelho segundo suas crenças sem hermenêutica e exegeta, e muitos usam o isagese para complicar mais O EXAGETA usa falar com uma  linguagística que nada tem ao pé da letra, criam e aparecem umas leis que permitem atabalhoar as concordâncias que existem na Bíblia, com leis punitivas, que faz até medo se proclamar um evangelista dentro de uma repartição de RH nos dias atuais. Conforme cresce a oposição cultural ao cristianismo, qual é o efeito disso no evangelismo que você faz no trabalho? Você está mais fiel ou mais temeroso? Você dificilmente poderia ser culpado por estar mais temeroso. O rápido avanço do liberalismo social e das...