Construindo um futuro melhor em Moçambique
25 de agosto de 2017
Moçambique não é um país fácil de fazer o ministério.
Economicamente, está deprimido, sendo um dos países mais pobres da África. Agriculturalmente, o solo é arenoso e as plantas têm dificuldade em crescer. Carece muito da luxúria freqüentemente associada à África. Politicamente, está se tornando mais estável, mas com uma guerra civil ativa durante a maior parte da década de 1990 e numerosas revoltas políticas até os últimos anos, ainda existe um estado de incerteza e falta de confiança no governo. Educadamente, há oportunidades limitadas. E espiritualmente, sente-se oprimido. O cristianismo é freqüentemente associado ao português opressivo do passado e não tem uma boa reputação. No entanto, no meio disso, há esperança. Espero por mudanças, espero por um amanhã melhor.
OMS tem sido uma parte da construção dessa esperança. Nas duas últimas décadas, desenvolvemos um seminário (Seminário teológico de Maputo) e uma academia cristã internacional croata de Moçambique, K-12. Estamos desenvolvendo ministérios que atinjam as deficientes físicas (Mãos de Ajuda) e mulheres e crianças. E nosso seminário está ficando mais forte. O seminário tem o compromisso de construir líderes espirituais fortes para um país que precisa de liderança.
Um desses líderes é Pastor Daniel.
Pastor Daniel é um dos primeiros graduados do nosso seminário. Ele é um homem que ama a Deus e ama a África. Ele trabalhou duro para contextualizar o Evangelho. Ao longo dos anos, ele trabalhou arduamente e tornou-se um dos nossos professores de seminário e o líder da Igreja OMS em Moçambique. Durante o mês de agosto, minha esposa Jan e eu trabalhamos ao lado de nossos irmãos e irmãs na igreja em Moçambique.
Um domingo de manhã, nos juntamos a sua igreja para servir e sentimos o movimento de Deus de muitas maneiras. A música era viva e ativa. E durante todo o serviço comemoraram as bençãos da comunidade. Duas famílias, ao que parece, estavam emendando, mas resolveram suas diferenças. Então, ambas as famílias avançaram, quase 20 pessoas, para celebrar essa reconciliação e abraçaram-se publicamente.
Um jovem casal se engajou na frente da congregação. O jovem professou seu amor, desceu sobre um joelho e colocou um anel no dedo da jovem mulher. Então o pastor Daniel os sentou na primeira fila e começou um sermão de uma hora sobre como ter um forte casamento cristão. Ele foi explícito e falou sobre tentações sexuais e fidelidade. Em geral, experimentamos Deus se movendo entre pessoas que fazem o melhor para refletir o caráter de Deus em sua sociedade.
Este é o tipo de homem com quem estou entusiasmado em fazer parceria - um homem que está disposto a construir e se preparar para o futuro do reino de Deus em Moçambique.
Sua doação hoje para o desenvolvimento de liderança em educação teológica permite que a OMS se associe a homens como o pastor Daniel para ajudá-lo a construir a igreja em Moçambique. Você consideraria doar para a conta nº 408126 para que a OMS possa avançar mais fortemente nas áreas de educação teológica? Clique aqui para dar.
Por Rod Dormer, Equipe de Educação Teológica da One Mission Society, África
Comentários
Postar um comentário
Faça parte deste movimento online, você é muito importante; de suas opiniões. Obrigado