Pular para o conteúdo principal

LUTERO 500 ANOS ÉTICA E CULTURA

LUTERO, MARTINHO (1483-1546).
Comemoram os 500 anos da Reforma protestantes, ou reformador religioso alemão, nasceu em Eisleben, Saxônia. Seus pais, camponeses pobres, mas esclarecidos, desejavam que o filho fosse advogado e não mediram sacrifícios para manda-lo estudar.
Lutero criou-se numa atmosfera piedosa, baseada nas crenças religiosas e nas superstições do seu tempo. Aos 14 anos, transferiu-se para Magdeburgo, a fim de continuar os seus estudos, e, de acordo com os hábitos da época, ganhava a vida como cantor ambulante.
Tornou-se depois, aliás, um dos mais admiráveis hinologistas e um dos maiores músicos de seu tempo. Ao terminar o ano escolar, dirigiu-se para Eisenach, onde uma família local o acolheu.
Concluído os estudos preparatórios, que duraram três anos, ingressou na Universidade de Erfurt, em 1501. Em 1502 obteve o grau de bacharel em Artes, e em 1505 licenciou-se. Levado pelo desejo paterno, começou a estudar Direito em 1505. Dois meses depois, muda de ideia e entra para Ordem dos Agostinianos.
Depois de estudar Teologia durante dois anos, ordenou-se sacerdote e começou a viver como professor de Ética na Universidade de Wittenberg. Esteve sete meses em Roma, em 1510,a fim de tratar de alguns assuntos de sua ordem, voltando de lá impressionado com a falta de espirito religioso e de moralidade do Vaticano. Em 1512, doutorou-se em Teologia pela mesma Universidade de Wittenberg.
Em outubro de 1517, indignando-se contra a mercantilização das Indulgencias, publicou 95 proposições (teses) relativas à doutrina e aos abusos cometidos na sua pregação. (V. Reforma e Contra Reforma).  Submeteu suas teses a debate, afixando-as à porta do Castelo de Wittenberg, onde eram colocados os avisos da universidade.
Foi extraordinária a rapidez com que as suas teses se tornaram bandeira de uma crescente rebelião contra a Igreja Católica. O vidente modo como foi tratado determinou seu progressivo afastamento de Roma.
 As Indulgências eram uma espécie de perdão dos pecados e das faltas menores que a Igreja concedia as pessoas, em troca de certos favores.
Lutero, baseando-se nos motivos teológicos e bíblicos, discordava desta maneira de se obter perdão. Mostrava que o perdão, evidentemente, não podia ser uma coisa comprada pelo pecador: era um dom, um presente gratuito de Deus, obtido pelo mérito de Cristo, mediante a fé do crente. Segundo Lutero, o que ocorria, então, era um ”trafico mercenário de perdão”.
Inicialmente, Lutero, segundo parece, não se dava totalmente conta do alcance de suas ideias. Entrementes, estas empolgavam a Alemanha, criando um grupo de admiradores de sua pessoa e de sua atitude. O dominicano Johann Tetzel combateu acremente suas doutrinas, acusando-o de heresia e de cisma. Um oponente ainda mais veemente foi Johann  Eck, que, num debate publico com Lutero, obrigou-o a declarar que tanto os papas como os concílios podiam incidir em erro. Tal declaração leva Lutero definitivamente para o campo contrário ao da |Igreja Católica, que afirma a infidelidade de ambos.
Condenação de Roma O Papa Leão X, mesmo julgando que se tratava de uma disputa entre frades, condenou severamente o reformador. Em junho de 1520, numa bula, declara-o herege, condenando-lhe, ao mesmo tempo, um prazo irrevogável de 60 dias para  retratar-se. Em vez disto, o monge rebelde Lutero expos, com mais clareza ainda, os seus pontos vista em três tratados:
1º Discursos à Nobreza Alemã;
2º Do Cativeiro Babilônico da Igreja;
3º Da Liberdade Cristã.
Depois destas obras era já impossível qualquer reconciliação. O Papa apela para o imperador católico Carlos V, que reúne a Dieta de Worms  (reunião dos príncipes e bispos alemães). Lutero, chamado à mesma, confessou-se separado de Roma e disposto a defender seus pontos de vista.
Seus partidários, temerosos de represália, levam-no ocultamente para o “Castelo de Wartburg”, sob o pseudônimo de Junker Georg, Foi aí que principiou a tradução da Bíblia para o alemão e começou, ao mesmo tempo, a escrever contra a Igreja Católica. Ao sair do seu retiro de Wartburg, então não pode mais controlar o movimento popular-religioso orientado por suas ideias, nem impedir a divisão dos seus partidários.
CASAMENTO:
Em junho de 1525 casou-se com uma  ex-freira, Katherine von Bora, com qual teve seis filhos. Passou seus últimos anos no antigo Convento de Wittenberg. Nunca se preocupou com a saúde, até que,  finalmente, após uma curta enfermidade, faleceu aos 63 anos, no pequeno povoado de Eisleben, onde havia nascido. (A.X.T.)

Fonte: William Benton, Editor
Pesquisa: Encl. Barsa Britânica vol. 8 pags 399-400
Conforme lei 9610/98, Ecad  Dec. Lei 8.469/15


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Ensino cristão no projeto educar

     

QUEM É EGOÍSTA?

    Quem é egoísta? Janeiro 10, 2024 P. Primeiro, se dizem que o egoísmo, coloca o próprio interesse sobre o interesse dos outros, é um vício, uma imoralidade. Então, quando você busca satisfazer seu interesse, eles o acusam de viciado e imoral, provoca esperando que você sinta culpa e deixe de cuidar de si mesmo cuidando dos outros, vivendo uma vida de abnegação. R. Filipenses 2:3 NVI. Não sejam egoistas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês P. Se essa intimidação sentimental não funcionar, redefinem o conceito egoísmo, substituindo seu significado verdadeiro, cuidar de si, satisfazer seu próprio interesse, pelo que egoísmo não é, fazer mal aos outros, obter o que você deseja de qualquer jeito, mesmo que seja com mentiras, trapaças ou uso da força. R. O livro de Proverbios 6.16-19. Deus mostra 6 coisas que ele odeia e uma que abomina: "olhos altivos, lingua mentirosa, mãos que derramam sangue inocentes, o coração qu...

COMO EVANGELIZAR COM O RÁPIDO AVANÇO DO LIBERALISMO

Valdeci Fidelis Artigos como você reage? Como evangelizar seus colegas de trabalho? Artigos: Acreditamos no que disse um amigo meu em seu livro que o Evangelho nunca tinha crescido tanto como cresceu nos últimos 10 anos, ele tinha razão, porque cresceu mesmo, mas para confundir a cabeça de muitos que pregam o evangelho segundo suas crenças sem hermenêutica e exegeta, e muitos usam o isagese para complicar mais O EXAGETA usa falar com uma  linguagística que nada tem ao pé da letra, criam e aparecem umas leis que permitem atabalhoar as concordâncias que existem na Bíblia, com leis punitivas, que faz até medo se proclamar um evangelista dentro de uma repartição de RH nos dias atuais. Conforme cresce a oposição cultural ao cristianismo, qual é o efeito disso no evangelismo que você faz no trabalho? Você está mais fiel ou mais temeroso? Você dificilmente poderia ser culpado por estar mais temeroso. O rápido avanço do liberalismo social e das...