Pular para o conteúdo principal

O PARALÍTICO DE BETESDA João 5:7

 

O paralítico havia 38 anos
 
A Fé Vítima do Tanque. Uma pregação com Pr. Ronaldo Borges na ADM em 05/01/24

O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. (João 5:7)

Qual o máximo de tempo que você já ficou doente? O homem que mais tempo passou enfermo na Bíblia é o paralítico de Betesda. Quando Jesus nasceu, esse homem já estava lá, na beira do tanque esperando o mover das águas.

Muitas passagens mostram Jesus curando todos os enfermos da multidão (Mt 4:24, 8:16, 14:14, 15:30). Igualmente no tanque de Betesda, havia uma grande multidão de enfermos (Jo 5:30). Porém, Jesus passou ali e não curou a todos. Por quê? Em Jo 5:10-13 esta notícia rapidamente a cura tornou-se assunto de discussão, porque fora feita  ou melhor realizada no sábado. Para os judeus, nesse caso não ao povo comum, mas seus líderes (cons. 1:19).

Parece que viram o homem caminhando pelas ruas a caminho de sua casa  carregando sua esteira. Isso violava o descanso do sábado (Jr. 17:21), na confusão, o homem já curado só podia explicar que o seu benfeitor mandara  que assim o fizesse (Jo 5:11).

A diferença é que, quando Jesus curava vários enfermos, eram de multidões que o seguiam, que criam nele, e vinham até Ele crendo que seriam curados. Porém, no tanque de Betesda, a multidão de enfermos só tinha olhos para o tanque, eles não percebian que estava ali quem era maior que aquele tanque, Jesus.

Igualmente os outros, o paralítico de Betesda só tinha olhos para o tanque. Sua atenção e fé estavam desperdiçados no tanque.

Por isso Jesus pergunta: Queres ser curado? É necessário perguntar, pois o que ele estava fazendo não iria curá-lo jamais. Não era capaz de identificar  quem o curara, pois não lhe perguntara o nome, e agora parecia impossível descobrir, porque ele era cego e paralitico havia mais de 38 anos, como descobrir, pois Jesus já abandonara o cenário, e quando perguntaram-lhe pois: Quem é o homem que te curou, apenas disse: Ele apena me disse: Toma teu leito e anda? (Jo 5:11). Isso é tudo para aquele homem!

Assim também muitos hoje, enfermos, desejam receber a cura. Porém estão depositando sua fé no lugar errado. Acreditam que podem comprar a cura com ofertas, ou que a cura só virá pelo profeta fulano de tal, ou Beltrano, ainda, que precisam fazer votos absurdos de se penitenciarem para serem curados. Basta você seguir aquilo que disse Jesus: Não peques mais, para que não te suceda coisa pior. A cura física nas mãos de Jesus pode incluir perdão de pecados como ele disse (coisa pior), esse perdão não pode ser levianamente. Porque a coisa ficará pior ainda, fica indefinida por causa  disso.

Esperar por 38 anos é sinal de fé, porém, a fé sendo apontada na direção errada, não produz resultado algum. Além de sua fé, ser vítima do tanque, o paralítico era vítima de si mesmo. A resposta dele para Jesus, mostra sua intenção. Ele esperava que alguém tivesse misericórdia dele, e ficasse ali aguardando junto com ele até a próxima agitação da água, para então jogá-lo no tanque. Ao responder dessa forma a Jesus, ele esta fazendo esse pedido automaticamente.

Retornando aos Judeus, o homem  identificou Jesus como sendo a pessoa que o curou, provavelmente não porque estivesse ofendido com a advertência de Jesus como sendo a pessoa que o curou, provavelmente sentia-se na obrigação, como membro da comunidade de fornecer informação quando fosse procurado por autoridades. Isso foi o que levou os lideres a perseguirem Jesus. Por causa de a cura ter sido feita no sábado, assim eles se achavam vitimas de violação

Sabe aquela pessoa que vive se colocando como vítima? É o caso do paralítico de Betesda, ele não diz: Senhor, tem misericórdia de mim e me ajuda a entrar no tanque. Mas ele diz: Não tenho ninguém…. Quer dizer, não há uma pessoa boa aqui perto, se houvesse, já teria me ajudado.

Jesus sempre esta junto a quem tem fé, o verbo é "ele estava fazendo". Esse mesmo homem ao se retirar contara aos judeus verso 15 "Retirou-se o homem, e contou aos judeus que era Jesus quem o curou.

Se por causa de sua enfermidade, você vive se fazendo de vítima, pare! Pois isso só vai piorar as coisas. Se fazer de vítima diante dos homens não leva a nada, mas se humilhar na presença de Deus pode mover os céus.

Ao esperar que alguém aguardasse o movimento das águas mostra que o paralítico, além de depositar sua fé no tanque, também estava depositando sua esperança nos homens. 

Pergunte-se a si mesmo: Onde esta a sua esperança? Onde esta a sua fé? Jesus o curou para mostrar que: Ele não precisa ficar se fazendo de vítima; Que deve ter esperança em Deus, e seu filho Jesus Cristo; (Jo 14:1)

Que deve confiar em Jesus Cristo, ele é o autor e consumador da nossa fé; (H12:2)

A cura aconteceu somente com uma palavra de Jesus! Sendo o próprio Cristo o verbo vivo de Deus, sua palavra tem poder. Creia na palavra do Senhor, que te diz: Levanta! Toma a tua cama e Anda!


  • 1. Levante-se: Significa que não precisa se vitimizar, o Senhor te dá forças para sair dessa situação sozinho.

  • 2. Toma a tua cama: Significa que o Senhor te cura, e te dá condições de trabalhar provando que foi totalmente curado!

  • 3. E anda: Significa que o Senhor não cura ninguém para viver parado, acomodado, estacionado, vendo a vida passar! O Senhor te cura para que você caminhe, ande, se mova, avance! Não para ficar para sem falar em seu nome para os sofrem, falar do seu Evangelho, falar de salvação

Você crê na cura divina? Então Levanta, levanta, levanta! Toma a tua cama e Anda! 

Tome sua decisão venha para Jesus, Ele te chama essa noite!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUEM É EGOÍSTA?

    Quem é egoísta? Janeiro 10, 2024 P. Primeiro, se dizem que o egoísmo, coloca o próprio interesse sobre o interesse dos outros, é um vício, uma imoralidade. Então, quando você busca satisfazer seu interesse, eles o acusam de viciado e imoral, provoca esperando que você sinta culpa e deixe de cuidar de si mesmo cuidando dos outros, vivendo uma vida de abnegação. R. Filipenses 2:3 NVI. Não sejam egoistas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês P. Se essa intimidação sentimental não funcionar, redefinem o conceito egoísmo, substituindo seu significado verdadeiro, cuidar de si, satisfazer seu próprio interesse, pelo que egoísmo não é, fazer mal aos outros, obter o que você deseja de qualquer jeito, mesmo que seja com mentiras, trapaças ou uso da força. R. O livro de Proverbios 6.16-19. Deus mostra 6 coisas que ele odeia e uma que abomina: "olhos altivos, lingua mentirosa, mãos que derramam sangue inocentes, o coração que ma

Culto Inaugural no Novo Templo em Marabá Paulista

PASTOR JOÃO REZENDE LÍDER DA IADM E OS OBREIROS EM ORAÇÃO. LOCAL ONDE ESTÁ EDIFICADA O TEMPLO  Pastor João Rezende fundador da nova sede ADM em Marabá Paulista-Sp A religião de Jesus Cristo é simultaneamente como um arado que abre no coração humano valetas fundas e o cultivador aquele que semeia lança a semente das generosidades, das dedicações, dos heroísmos.  Porque há também heroísmo na religião, como demonstra os números extraordinário de mártires que por ela deram o seu sangue, a ela sacrificaram as suas vidas para levar o nome do seu redentor e salvador o messias anunciado por João Batista, e o profeta Isaias, os apóstolos de Jesus, assinalando-se imorredouramente nas páginas sagradas das Escrituras e da humanidade cristã.       A VISÃO MISSÃO RELIGIOSA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS                                                                       Por V. Fidelis (070821     Sempre que surgia algum problema, estas eram suas palavras:  “Jesus é bom. Glória a Jesus! Aleluia! Jesus é mui