Mu
Egito legaliza apenas 53
igrejas, enquanto outras 3 mil aguardam regularização
Muitas das igrejas foram construídas sem autorização, mas antes da lei
não existia uma regra em relação aos requisitos para os templos.
FONTE:
GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO WORLD WATCH MONITOR
ATUALIZADO:
TERÇA-FEIRA, 6 MARÇO DE 2018 AS 12:11
As igrejas já
existiam antes que a nova lei sobre a construção de prédios para cultos fosse
aprovada pelo Parlamento egípcio. (Foto: Reprodução).
O número é preocupante. 53 igrejas,
entre ortodoxas, protestantes e católicas, receberam recentemente licenças pelo
governo egípcio. As informações são da agência de notícias Fides, na semana
passada.
Essas igrejas e edifícios anexados já
existiam antes que a nova lei sobre a construção de prédios para cultos fosse
aprovada pelo Parlamento egípcio, em 30 de agosto de 2016.
No entanto, há mais de 3 mil pedidos
pendentes de outras igrejas que ainda precisam ser examinadas por uma comissão
governamental criada para verificar se elas cumprem os requisitos legais.
Fontes da Igreja disseram ao site da
Erm News que "estão descontentes com a aprovação do governo para licenciar
algumas igrejas", e indicou que igrejas em várias comunidades realizarão
uma reunião "para discutir a crise e se preparar para se encontrar com o
ministro do Interior".
Samuel Tadros, um advogado, disse que
“o número de licenças aprovadas é muito escasso em comparação com a necessidade
de igrejas, especialmente nas áreas remotas e rurais”.
Outro advogado, Joseph Malak, chamou
a decisão do governo de "decepcionante", observando que representou
apenas uma pequena fração das 3.615 aplicações pendentes em várias províncias
do Egito.
Muitas das igrejas que apresentaram
pedidos - e estão agora aguardando a avaliação por parte da comissão do governo
- foram construídas sem autorização. No entanto, antes da lei de agosto de
2016, não existia legislação precisa em relação aos requisitos para as igrejas.
Enquanto isso, os cristãos celebraram
recentemente a construção de uma nova igreja na aldeia Al-Our, na província de
Minya, no Alto Egito, pelo qual o governo do presidente Abdel Fattah el-Sisi
atribuiu o equivalente a meio milhão de dólares.
A igreja foi dedicada aos 20 coptas egípcios e um cristão ghanês
decapitado pelo Estado Islâmico na costa líbia em 2015. A inauguração da
igreja, no dia 15 de fevereiro, marcou o terceiro aniversário de seu
assassinato.
John Piper fala sobre salvação de católicos: “É
possível pelo encontro genuíno com Cristo”
O pastor e teólogo
John Piper acredita que católicos podem ser salvos, através de uma compreensão
genuína de Cristo.
FONTE: GUIAME
ATUALIZADO: SEXTA-FEIRA, 2 MARÇO DE 2018 AS 3:21
O pastor e teólogo
John Piper foi questionado por um leitor de seu blog, Desiring God, se seu
amigo falecido, que era católico, teria salvação. Ele ainda questionou se é
possível católicos serem cristãos genuínos, apesar das doutrinas distorcidas da
Igreja.
Piper iniciou sua
resposta pontuando preocupações doutrinárias específicas em relação à Igreja Católica, incluindo
divergências sobre a compreensão bíblica da Virgem Maria, batismo,
indulgências, doutrina da justificação, transubstanciação e o purgatório.
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“Em vários níveis,
a posição contraditória em relação às Escrituras produzem uma espécie de
religião, que temo ter levado muitas pessoas a se desviarem”, disse Piper. No
entanto, o pastor acredita que os católicos que são verdadeiros cristãos podem
ser salvos.
“Eu acho que
existem cristãos genuínos que são devotos e inconsistentes católicos romanos.
Devotos no sentido de que são sérios e sinceros. Inconsistentes no sentido de
que seu verdadeiro coração compreende que Jesus é melhor do que suas ideias ou
doutrinas”.
“Se uma pessoa tem
um encontro genuíno com o Cristo vivo e reconhece a profundidade do pecado
humano e a desesperança que temos sem graça e sem Cristo, e se eles veem em
Jesus o substituto que Deus providenciou para sofrer o nosso castigo e fornecer
tudo o que precisamos para a aceitação com Deus, e se essa pessoa se lança na
graça de Cristo, abrindo mão de toda autossuficiência e apreciando Cristo como
seu supremo tesouro e esperança para a vida eterna, então essa pessoa será
salva — mesmo que muitas ideias doutrinárias sejam confusas ou errôneas”,
declara.
O pastor acrescenta: “Em outras palavras, é possível que o coração de
uma pessoa e sua compreensão essencial de Cristo sejam muito melhores do que
sua estrutura doutrinária. Todos podemos ser muito, muito gratos por isso”.
Mundo Cristão
Brasil terá maioria evangélica em 2020, segundo estatísticas.
FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO VALOR ECONÔMICO E GACETA CRISTIANA
ATUALIZADO: QUINTA-FEIRA, 1 MARÇO DE 2018 AS 3:58
Havia, em 2010,
42.310.000 evangélicos no Brasil, 22,2% da população. (Foto: Reprodução).
O último Censo do
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - de 2010 - concluiu que
a perda de fiéis católicos, que era cerca de 1%, aumentou acentuadamente,
enquanto o aumento notável de evangélicos continuou a crescer bastante.
O número de cristãos
evangélicos no país cresceu 61% em 10 anos. Havia, em 2010, 42.310.000
evangélicos no Brasil, 22,2% da população.
Até 2020, não
haverá um novo censo oficial, embora existam estudos periódicos que servem para
mostrar tendências estatísticas. Com base em um desses estudos, José Eustaquio
Diniz Alves, demógrafo da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE,
afirma que essa tendência é mantida e que "é possível que em 10 ou 15 anos
o Brasil não tenha mais a maioria da população católica".
A Faculdade de
Teologia da PUC-SP, considera que a prática do catolicismo no Brasil é ainda
mais escassa do que o número de fiéis e que não atinge 10% dos batizados na
Igreja Católica que assiduamente frequentam as missas no Domingo.
Alguns dados de
outras investigações recentes também validam o crescimento evangélico,
especialmente nas áreas metropolitanas das grandes cidades. Por exemplo, na
periferia de São Paulo, haveria 52 evangélicos para cada 100 católicos,
enquanto no Rio de Janeiro eles seriam 71 para cada 100.
Mudança
Em 2015, o Pew
Institute realizou um estudo do panorama das crenças na América Latina com
amostragem em 18 países do continente, incluindo o Brasil. Nesse estudo, 20%
dos brasileiros eram católicos, mas haviam deixado a prática. A busca de uma "melhor
relação com Deus" foi para 81% da causa da mudança de crenças. Para 69%,
era o modo ou o estilo de viver a fé em sua nova igreja e, em 60%, a
"ênfase mais apropriada" em questões éticas.
O professor Campos
Machado, do Núcleo de Religião, Gênero, Ação Social e Política, da Escola de
Serviço Social da UFRJ, estuda o movimento evangélico no país. Segundo ele,
"os evangélicos vão para onde o Estado não atende às necessidades básicas
daqueles que mais precisam". Além disso, ele acredita que pastores e líderes
evangélicos estão mais próximos do povo do que a liderança da Igreja Católica.
O fato é que a liderança das igrejas evangélicas emerge das próprias
pessoas é também um índice de suas raízes locais. "Quantos sacerdotes
católicos ou bispos negros existem hoje? Muito poucos. Por outro lado, há
pastores negros e também bispos", finaliza.
buscar
Igrejas são obrigadas a
pagar traficantes para poder funcionar, no México
Segundo pastores locais, a prática de cobrar uma taxa para deixar as
igrejas em paz tem se tornado comum.
FONTE:
GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO PORTAS ABERTAS
ATUALIZADO:
SEXTA-FEIRA, 2 MARÇO DE 2018 AS 9:52
Na Lista Global de Perseguição de 2018, dos 50 países onde é mais difícil ser cristão, o México está em 39º lugar. (Foto: Reprodução).
Os cristãos perseguidos do México se
tornaram alvo do tráfico de drogas. O motivo é que os
traficantes perceberam que as igrejas e seus líderes podem ter uma quantia
considerável de dinheiro.
Eles acreditam que as igrejas
representam uma fonte fácil de renda - os grupos de tráfico podem simplesmente
entrar, fechar as portas e pedir à congregação que esvazie seus bolsos. Sabe-se
que há agora a prática de cartéis cobrando uma taxa às igreja e isso já se
tornou comum.
Dagoberto Sosa Arriaga, líder cristão
de Tlapa, no estado de Guerrero, foi forçado a pagar os criminosos para
garantir o uso de sua igreja com tranquilidade.
Chito Aguilar, 62 anos,
ex-narcotraficante que agora lidera uma igreja, diz: "O pensamento dos
traficantes é ‘se houver 40, 50 ou 100 pessoas na igreja, eles trarão dinheiro
para oferecer’. Assim, as igrejas se tornam um alvo fácil”, conta.
“Aqui em Ciudad Juarez, oito
assaltantes entram em uma igreja, um ou dois permanecem na porta e os outros
começam a colecionar relógios, anéis, carteiras e tudo o que eles têm. Os
cristãos são umalvo fácil para eles", lamenta.
Corrupção
Na Lista Global de Perseguição de
2018, dos 50 países onde é mais difícil ser cristão, o México está em 39º
lugar. Os analistas da Portas Abertas concluíram que “a corrupção em todos os
níveis de governo levou a um aumento de perseguição”.
E dizem mais: “Os ataques mais violentos ocorrem quando os cristãos são
considerados uma ameaça para o crime organizado. Muitos pastores enfrentam
intimidação e ameaças de morte - com o objetivo de silenciar seus ministérios”.
ndo Cristão
Egito legaliza apenas 53 igrejas, enquanto outras 3 mil aguardam regularização
Muitas das igrejas foram construídas sem autorização, mas antes da lei não existia uma regra em relação aos requisitos para os templos.
FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO WORLD WATCH MONITOR
ATUALIZADO: TERÇA-FEIRA, 6 MARÇO DE 2018 AS 12:11
O número é preocupante. 53 igrejas, entre ortodoxas, protestantes e católicas, receberam recentemente licenças pelo governo egípcio. As informações são da agência de notícias Fides, na semana passada.
Essas igrejas e edifícios anexados já existiam antes que a nova lei sobre a construção de prédios para cultos fosse aprovada pelo Parlamento egípcio, em 30 de agosto de 2016.
No entanto, há mais de 3 mil pedidos pendentes de outras igrejas que ainda precisam ser examinadas por uma comissão governamental criada para verificar se elas cumprem os requisitos legais.
Fontes da Igreja disseram ao site da Erm News que "estão descontentes com a aprovação do governo para licenciar algumas igrejas", e indicou que igrejas em várias comunidades realizarão uma reunião "para discutir a crise e se preparar para se encontrar com o ministro do Interior".
Samuel Tadros, um advogado, disse que “o número de licenças aprovadas é muito escasso em comparação com a necessidade de igrejas, especialmente nas áreas remotas e rurais”.
Outro advogado, Joseph Malak, chamou a decisão do governo de "decepcionante", observando que representou apenas uma pequena fração das 3.615 aplicações pendentes em várias províncias do Egito.
Muitas das igrejas que apresentaram pedidos - e estão agora aguardando a avaliação por parte da comissão do governo - foram construídas sem autorização. No entanto, antes da lei de agosto de 2016, não existia legislação precisa em relação aos requisitos para as igrejas.
Enquanto isso, os cristãos celebraram recentemente a construção de uma nova igreja na aldeia Al-Our, na província de Minya, no Alto Egito, pelo qual o governo do presidente Abdel Fattah el-Sisi atribuiu o equivalente a meio milhão de dólares.
A igreja foi dedicada aos 20 coptas egípcios e um cristão ghanês decapitado pelo Estado Islâmico na costa líbia em 2015. A inauguração da igreja, no dia 15 de fevereiro, marcou o terceiro aniversário de seu assassinato.
Essas igrejas e edifícios anexados já existiam antes que a nova lei sobre a construção de prédios para cultos fosse aprovada pelo Parlamento egípcio, em 30 de agosto de 2016.
No entanto, há mais de 3 mil pedidos pendentes de outras igrejas que ainda precisam ser examinadas por uma comissão governamental criada para verificar se elas cumprem os requisitos legais.
Fontes da Igreja disseram ao site da Erm News que "estão descontentes com a aprovação do governo para licenciar algumas igrejas", e indicou que igrejas em várias comunidades realizarão uma reunião "para discutir a crise e se preparar para se encontrar com o ministro do Interior".
Samuel Tadros, um advogado, disse que “o número de licenças aprovadas é muito escasso em comparação com a necessidade de igrejas, especialmente nas áreas remotas e rurais”.
Outro advogado, Joseph Malak, chamou a decisão do governo de "decepcionante", observando que representou apenas uma pequena fração das 3.615 aplicações pendentes em várias províncias do Egito.
Muitas das igrejas que apresentaram pedidos - e estão agora aguardando a avaliação por parte da comissão do governo - foram construídas sem autorização. No entanto, antes da lei de agosto de 2016, não existia legislação precisa em relação aos requisitos para as igrejas.
Enquanto isso, os cristãos celebraram recentemente a construção de uma nova igreja na aldeia Al-Our, na província de Minya, no Alto Egito, pelo qual o governo do presidente Abdel Fattah el-Sisi atribuiu o equivalente a meio milhão de dólares.
A igreja foi dedicada aos 20 coptas egípcios e um cristão ghanês decapitado pelo Estado Islâmico na costa líbia em 2015. A inauguração da igreja, no dia 15 de fevereiro, marcou o terceiro aniversário de seu assassinato.
John Piper fala sobre salvação de católicos: “É possível pelo encontro genuíno com Cristo”
O pastor e teólogo John Piper acredita que católicos podem ser salvos, através de uma compreensão genuína de Cristo.
FONTE: GUIAME
ATUALIZADO: SEXTA-FEIRA, 2 MARÇO DE 2018 AS 3:21
O pastor e teólogo John Piper foi questionado por um leitor de seu blog, Desiring God, se seu amigo falecido, que era católico, teria salvação. Ele ainda questionou se é possível católicos serem cristãos genuínos, apesar das doutrinas distorcidas da Igreja.
Piper iniciou sua resposta pontuando preocupações doutrinárias específicas em relação à Igreja Católica, incluindo divergências sobre a compreensão bíblica da Virgem Maria, batismo, indulgências, doutrina da justificação, transubstanciação e o purgatório.
“Em vários níveis, a posição contraditória em relação às Escrituras produzem uma espécie de religião, que temo ter levado muitas pessoas a se desviarem”, disse Piper. No entanto, o pastor acredita que os católicos que são verdadeiros cristãos podem ser salvos.
“Eu acho que existem cristãos genuínos que são devotos e inconsistentes católicos romanos. Devotos no sentido de que são sérios e sinceros. Inconsistentes no sentido de que seu verdadeiro coração compreende que Jesus é melhor do que suas ideias ou doutrinas”.
“Se uma pessoa tem um encontro genuíno com o Cristo vivo e reconhece a profundidade do pecado humano e a desesperança que temos sem graça e sem Cristo, e se eles veem em Jesus o substituto que Deus providenciou para sofrer o nosso castigo e fornecer tudo o que precisamos para a aceitação com Deus, e se essa pessoa se lança na graça de Cristo, abrindo mão de toda autossuficiência e apreciando Cristo como seu supremo tesouro e esperança para a vida eterna, então essa pessoa será salva — mesmo que muitas ideias doutrinárias sejam confusas ou errôneas”, declara.
O pastor acrescenta: “Em outras palavras, é possível que o coração de uma pessoa e sua compreensão essencial de Cristo sejam muito melhores do que sua estrutura doutrinária. Todos podemos ser muito, muito gratos por isso”.
FONTE: GUIAME
ATUALIZADO: SEXTA-FEIRA, 2 MARÇO DE 2018 AS 3:21
O pastor e teólogo John Piper foi questionado por um leitor de seu blog, Desiring God, se seu amigo falecido, que era católico, teria salvação. Ele ainda questionou se é possível católicos serem cristãos genuínos, apesar das doutrinas distorcidas da Igreja.
Piper iniciou sua resposta pontuando preocupações doutrinárias específicas em relação à Igreja Católica, incluindo divergências sobre a compreensão bíblica da Virgem Maria, batismo, indulgências, doutrina da justificação, transubstanciação e o purgatório.
“Em vários níveis, a posição contraditória em relação às Escrituras produzem uma espécie de religião, que temo ter levado muitas pessoas a se desviarem”, disse Piper. No entanto, o pastor acredita que os católicos que são verdadeiros cristãos podem ser salvos.
“Eu acho que existem cristãos genuínos que são devotos e inconsistentes católicos romanos. Devotos no sentido de que são sérios e sinceros. Inconsistentes no sentido de que seu verdadeiro coração compreende que Jesus é melhor do que suas ideias ou doutrinas”.
“Se uma pessoa tem um encontro genuíno com o Cristo vivo e reconhece a profundidade do pecado humano e a desesperança que temos sem graça e sem Cristo, e se eles veem em Jesus o substituto que Deus providenciou para sofrer o nosso castigo e fornecer tudo o que precisamos para a aceitação com Deus, e se essa pessoa se lança na graça de Cristo, abrindo mão de toda autossuficiência e apreciando Cristo como seu supremo tesouro e esperança para a vida eterna, então essa pessoa será salva — mesmo que muitas ideias doutrinárias sejam confusas ou errôneas”, declara.
O pastor acrescenta: “Em outras palavras, é possível que o coração de uma pessoa e sua compreensão essencial de Cristo sejam muito melhores do que sua estrutura doutrinária. Todos podemos ser muito, muito gratos por isso”.
Piper iniciou sua resposta pontuando preocupações doutrinárias específicas em relação à Igreja Católica, incluindo divergências sobre a compreensão bíblica da Virgem Maria, batismo, indulgências, doutrina da justificação, transubstanciação e o purgatório.
“Em vários níveis, a posição contraditória em relação às Escrituras produzem uma espécie de religião, que temo ter levado muitas pessoas a se desviarem”, disse Piper. No entanto, o pastor acredita que os católicos que são verdadeiros cristãos podem ser salvos.
“Eu acho que existem cristãos genuínos que são devotos e inconsistentes católicos romanos. Devotos no sentido de que são sérios e sinceros. Inconsistentes no sentido de que seu verdadeiro coração compreende que Jesus é melhor do que suas ideias ou doutrinas”.
“Se uma pessoa tem um encontro genuíno com o Cristo vivo e reconhece a profundidade do pecado humano e a desesperança que temos sem graça e sem Cristo, e se eles veem em Jesus o substituto que Deus providenciou para sofrer o nosso castigo e fornecer tudo o que precisamos para a aceitação com Deus, e se essa pessoa se lança na graça de Cristo, abrindo mão de toda autossuficiência e apreciando Cristo como seu supremo tesouro e esperança para a vida eterna, então essa pessoa será salva — mesmo que muitas ideias doutrinárias sejam confusas ou errôneas”, declara.
O pastor acrescenta: “Em outras palavras, é possível que o coração de uma pessoa e sua compreensão essencial de Cristo sejam muito melhores do que sua estrutura doutrinária. Todos podemos ser muito, muito gratos por isso”.
Mundo Cristão
Brasil terá maioria evangélica em 2020, segundo estatísticas
Segundo o último Censo do IBGE, o número de evangélicos no país cresceu 61% em dez anos.
FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO VALOR ECONÔMICO E GACETA CRISTIANA
ATUALIZADO: QUINTA-FEIRA, 1 MARÇO DE 2018 AS 3:58
O último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - de 2010 - concluiu que a perda de fiéis católicos, que era cerca de 1%, aumentou acentuadamente, enquanto o aumento notável de evangélicos continuou a crescer bastante.
O número de cristãos evangélicos no país cresceu 61% em 10 anos. Havia, em 2010, 42.310.000 evangélicos no Brasil, 22,2% da população.
Até 2020, não haverá um novo censo oficial, embora existam estudos periódicos que servem para mostrar tendências estatísticas. Com base em um desses estudos, José Eustaquio Diniz Alves, demógrafo da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, afirma que essa tendência é mantida e que "é possível que em 10 ou 15 anos o Brasil não tenha mais a maioria da população católica".
A Faculdade de Teologia da PUC-SP, considera que a prática do catolicismo no Brasil é ainda mais escassa do que o número de fiéis e que não atinge 10% dos batizados na Igreja Católica que assiduamente frequentam as missas no Domingo.
Alguns dados de outras investigações recentes também validam o crescimento evangélico, especialmente nas áreas metropolitanas das grandes cidades. Por exemplo, na periferia de São Paulo, haveria 52 evangélicos para cada 100 católicos, enquanto no Rio de Janeiro eles seriam 71 para cada 100.
Mudança
Em 2015, o Pew Institute realizou um estudo do panorama das crenças na América Latina com amostragem em 18 países do continente, incluindo o Brasil. Nesse estudo, 20% dos brasileiros eram católicos, mas haviam deixado a prática. A busca de uma "melhor relação com Deus" foi para 81% da causa da mudança de crenças. Para 69%, era o modo ou o estilo de viver a fé em sua nova igreja e, em 60%, a "ênfase mais apropriada" em questões éticas.
O professor Campos Machado, do Núcleo de Religião, Gênero, Ação Social e Política, da Escola de Serviço Social da UFRJ, estuda o movimento evangélico no país. Segundo ele, "os evangélicos vão para onde o Estado não atende às necessidades básicas daqueles que mais precisam". Além disso, ele acredita que pastores e líderes evangélicos estão mais próximos do povo do que a liderança da Igreja Católica.
O fato é que a liderança das igrejas evangélicas emerge das próprias pessoas é também um índice de suas raízes locais. "Quantos sacerdotes católicos ou bispos negros existem hoje? Muito poucos. Por outro lado, há pastores negros e também bispos", finaliza.
FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO VALOR ECONÔMICO E GACETA CRISTIANA
ATUALIZADO: QUINTA-FEIRA, 1 MARÇO DE 2018 AS 3:58
O último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - de 2010 - concluiu que a perda de fiéis católicos, que era cerca de 1%, aumentou acentuadamente, enquanto o aumento notável de evangélicos continuou a crescer bastante.
O número de cristãos evangélicos no país cresceu 61% em 10 anos. Havia, em 2010, 42.310.000 evangélicos no Brasil, 22,2% da população.
Até 2020, não haverá um novo censo oficial, embora existam estudos periódicos que servem para mostrar tendências estatísticas. Com base em um desses estudos, José Eustaquio Diniz Alves, demógrafo da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, afirma que essa tendência é mantida e que "é possível que em 10 ou 15 anos o Brasil não tenha mais a maioria da população católica".
A Faculdade de Teologia da PUC-SP, considera que a prática do catolicismo no Brasil é ainda mais escassa do que o número de fiéis e que não atinge 10% dos batizados na Igreja Católica que assiduamente frequentam as missas no Domingo.
Alguns dados de outras investigações recentes também validam o crescimento evangélico, especialmente nas áreas metropolitanas das grandes cidades. Por exemplo, na periferia de São Paulo, haveria 52 evangélicos para cada 100 católicos, enquanto no Rio de Janeiro eles seriam 71 para cada 100.
Mudança
Em 2015, o Pew Institute realizou um estudo do panorama das crenças na América Latina com amostragem em 18 países do continente, incluindo o Brasil. Nesse estudo, 20% dos brasileiros eram católicos, mas haviam deixado a prática. A busca de uma "melhor relação com Deus" foi para 81% da causa da mudança de crenças. Para 69%, era o modo ou o estilo de viver a fé em sua nova igreja e, em 60%, a "ênfase mais apropriada" em questões éticas.
O professor Campos Machado, do Núcleo de Religião, Gênero, Ação Social e Política, da Escola de Serviço Social da UFRJ, estuda o movimento evangélico no país. Segundo ele, "os evangélicos vão para onde o Estado não atende às necessidades básicas daqueles que mais precisam". Além disso, ele acredita que pastores e líderes evangélicos estão mais próximos do povo do que a liderança da Igreja Católica.
O fato é que a liderança das igrejas evangélicas emerge das próprias pessoas é também um índice de suas raízes locais. "Quantos sacerdotes católicos ou bispos negros existem hoje? Muito poucos. Por outro lado, há pastores negros e também bispos", finaliza.
O número de cristãos evangélicos no país cresceu 61% em 10 anos. Havia, em 2010, 42.310.000 evangélicos no Brasil, 22,2% da população.
Até 2020, não haverá um novo censo oficial, embora existam estudos periódicos que servem para mostrar tendências estatísticas. Com base em um desses estudos, José Eustaquio Diniz Alves, demógrafo da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, afirma que essa tendência é mantida e que "é possível que em 10 ou 15 anos o Brasil não tenha mais a maioria da população católica".
A Faculdade de Teologia da PUC-SP, considera que a prática do catolicismo no Brasil é ainda mais escassa do que o número de fiéis e que não atinge 10% dos batizados na Igreja Católica que assiduamente frequentam as missas no Domingo.
Alguns dados de outras investigações recentes também validam o crescimento evangélico, especialmente nas áreas metropolitanas das grandes cidades. Por exemplo, na periferia de São Paulo, haveria 52 evangélicos para cada 100 católicos, enquanto no Rio de Janeiro eles seriam 71 para cada 100.
Mudança
Em 2015, o Pew Institute realizou um estudo do panorama das crenças na América Latina com amostragem em 18 países do continente, incluindo o Brasil. Nesse estudo, 20% dos brasileiros eram católicos, mas haviam deixado a prática. A busca de uma "melhor relação com Deus" foi para 81% da causa da mudança de crenças. Para 69%, era o modo ou o estilo de viver a fé em sua nova igreja e, em 60%, a "ênfase mais apropriada" em questões éticas.
O professor Campos Machado, do Núcleo de Religião, Gênero, Ação Social e Política, da Escola de Serviço Social da UFRJ, estuda o movimento evangélico no país. Segundo ele, "os evangélicos vão para onde o Estado não atende às necessidades básicas daqueles que mais precisam". Além disso, ele acredita que pastores e líderes evangélicos estão mais próximos do povo do que a liderança da Igreja Católica.
O fato é que a liderança das igrejas evangélicas emerge das próprias pessoas é também um índice de suas raízes locais. "Quantos sacerdotes católicos ou bispos negros existem hoje? Muito poucos. Por outro lado, há pastores negros e também bispos", finaliza.
Mundo Cristão
Igrejas são obrigadas a pagar traficantes para poder funcionar, no México
Segundo pastores locais, a prática de cobrar uma taxa para deixar as igrejas em paz tem se tornado comum.
FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO PORTAS ABERTAS
ATUALIZADO: SEXTA-FEIRA, 2 MARÇO DE 2018 AS 9:52
Os cristãos perseguidos do México se tornaram alvo do tráfico de drogas. O motivo é que os traficantes perceberam que as igrejas e seus líderes podem ter uma quantia considerável de dinheiro.
Eles acreditam que as igrejas representam uma fonte fácil de renda - os grupos de tráfico podem simplesmente entrar, fechar as portas e pedir à congregação que esvazie seus bolsos. Sabe-se que há agora a prática de cartéis cobrando uma taxa às igreja e isso já se tornou comum.
Dagoberto Sosa Arriaga, líder cristão de Tlapa, no estado de Guerrero, foi forçado a pagar os criminosos para garantir o uso de sua igreja com tranquilidade.
Chito Aguilar, 62 anos, ex-narcotraficante que agora lidera uma igreja, diz: "O pensamento dos traficantes é ‘se houver 40, 50 ou 100 pessoas na igreja, eles trarão dinheiro para oferecer’. Assim, as igrejas se tornam um alvo fácil”, conta.
“Aqui em Ciudad Juarez, oito assaltantes entram em uma igreja, um ou dois permanecem na porta e os outros começam a colecionar relógios, anéis, carteiras e tudo o que eles têm. Os cristãos são umalvo fácil para eles", lamenta.
Corrupção
Na Lista Global de Perseguição de 2018, dos 50 países onde é mais difícil ser cristão, o México está em 39º lugar. Os analistas da Portas Abertas concluíram que “a corrupção em todos os níveis de governo levou a um aumento de perseguição”.
E dizem mais: “Os ataques mais violentos ocorrem quando os cristãos são considerados uma ameaça para o crime organizado. Muitos pastores enfrentam intimidação e ameaças de morte - com o objetivo de silenciar seus ministérios”.
Eles acreditam que as igrejas representam uma fonte fácil de renda - os grupos de tráfico podem simplesmente entrar, fechar as portas e pedir à congregação que esvazie seus bolsos. Sabe-se que há agora a prática de cartéis cobrando uma taxa às igreja e isso já se tornou comum.
Chito Aguilar, 62 anos, ex-narcotraficante que agora lidera uma igreja, diz: "O pensamento dos traficantes é ‘se houver 40, 50 ou 100 pessoas na igreja, eles trarão dinheiro para oferecer’. Assim, as igrejas se tornam um alvo fácil”, conta.
“Aqui em Ciudad Juarez, oito assaltantes entram em uma igreja, um ou dois permanecem na porta e os outros começam a colecionar relógios, anéis, carteiras e tudo o que eles têm. Os cristãos são umalvo fácil para eles", lamenta.
Corrupção
Na Lista Global de Perseguição de 2018, dos 50 países onde é mais difícil ser cristão, o México está em 39º lugar. Os analistas da Portas Abertas concluíram que “a corrupção em todos os níveis de governo levou a um aumento de perseguição”.
E dizem mais: “Os ataques mais violentos ocorrem quando os cristãos são considerados uma ameaça para o crime organizado. Muitos pastores enfrentam intimidação e ameaças de morte - com o objetivo de silenciar seus ministérios”.
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