Pular para o conteúdo principal

ÉRAMOS APENAS CRIANÇAS

  

1 - Éramos ainda pequenos nos 1950, mas quando formados hoje como adultos, eu em particular lembro-me da minha infância como uma criança medrosa e assustada com algumas novidades que poderia até ser pedagógica, más para mim visto que não conhecia as alegorias das festas, juninas, natalinas que eram comemoradas na vida rural e vida sertaneja do povo brasileiro. Eu e mais dois irmãos nascidos em Jardim Estado do Ceará, meus pais migraram para o Sul principalmente o Estado de São Paulo, onde fomos morar em Presidente Venceslau. Voltando depois de 60 anos, apenas conseguir localizar a área que me veio na memória e pensar assim: aqui era o local da casa, aqui era nosso quarto onde meus irmãos também dormiam e meus pais conceberam mais dois filhos Creuza e José.

2 - Logo pensei em uma área verde no campo tomada por muitas cercas divisórias, pois hoje são áreas dos assentamentos agrícolas pertencentes ao Itesp; continuei imaginar as plantações de lavouras agrícolas, ali era um caminho da roça aonde eu ia levar o almoço para meu pai e os seus ajudadores pelas 11 horas da manhã e o café da tarde lá pelas 15 horas da tarde, feito pela minha mãe, com os bolinhos de chuva hoje são muito comuns, que ela recomendava-me para não abrir a cesta do café, mas como criança é criança e sempre as crianças são verdadeiras eu obedecia ao que ela me pedia. Mas, muitas coisas me foram mostradas no meu caminho, caminho da roça onde meus pais, tios e outros agregados que trocavam dias de trabalhos partilhados e formavam batalhões de vinte, trinta e muito mais, pelo compartilhamento de cada um, e iam todos de uma só vez e realizava uma grande obra na preparação da terra, na plantação, na capinação e na colheita.

3 - Havia muita gente diferente nessas épocas para colheitas do algodão; amendoim e o café, muitos da nossa família ainda no Nordeste pediam informações como estava às colheitas e meus pais sempre solidários com os seus conterrâneos, parecia que era uma promessa e confirmava seu interesse em participar com ajuda financeira para que eles viessem sozinhos ou com suas famílias. Assim meu pai tinha o prazer de participar na proteção dos menos favorecidos, e com encaminhamentos que precisavam de ajuda vinda do poder público ou caso cível que requeria maiores esclarecimentos na justiça, tinha sempre uma palavra amiga para orientação pessoal e espiritual, era um homem de fé, embora nunca esclarecida sua doutrina religiosa, más seus conselhos eram filosóficos e cristãos, como muitas vezes ele dizia que "era melhor dormir com a barriga vazia e acordar sem dívidas".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bíblia Ensino cristão no projeto educar

     

QUEM É EGOÍSTA?

    Quem é egoísta? Janeiro 10, 2024 P. Primeiro, se dizem que o egoísmo, coloca o próprio interesse sobre o interesse dos outros, é um vício, uma imoralidade. Então, quando você busca satisfazer seu interesse, eles o acusam de viciado e imoral, provoca esperando que você sinta culpa e deixe de cuidar de si mesmo cuidando dos outros, vivendo uma vida de abnegação. R. Filipenses 2:3 NVI. Não sejam egoistas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês P. Se essa intimidação sentimental não funcionar, redefinem o conceito egoísmo, substituindo seu significado verdadeiro, cuidar de si, satisfazer seu próprio interesse, pelo que egoísmo não é, fazer mal aos outros, obter o que você deseja de qualquer jeito, mesmo que seja com mentiras, trapaças ou uso da força. R. O livro de Proverbios 6.16-19. Deus mostra 6 coisas que ele odeia e uma que abomina: "olhos altivos, lingua mentirosa, mãos que derramam sangue inocentes, o coração qu...

COMO EVANGELIZAR COM O RÁPIDO AVANÇO DO LIBERALISMO

Valdeci Fidelis Artigos como você reage? Como evangelizar seus colegas de trabalho? Artigos: Acreditamos no que disse um amigo meu em seu livro que o Evangelho nunca tinha crescido tanto como cresceu nos últimos 10 anos, ele tinha razão, porque cresceu mesmo, mas para confundir a cabeça de muitos que pregam o evangelho segundo suas crenças sem hermenêutica e exegeta, e muitos usam o isagese para complicar mais O EXAGETA usa falar com uma  linguagística que nada tem ao pé da letra, criam e aparecem umas leis que permitem atabalhoar as concordâncias que existem na Bíblia, com leis punitivas, que faz até medo se proclamar um evangelista dentro de uma repartição de RH nos dias atuais. Conforme cresce a oposição cultural ao cristianismo, qual é o efeito disso no evangelismo que você faz no trabalho? Você está mais fiel ou mais temeroso? Você dificilmente poderia ser culpado por estar mais temeroso. O rápido avanço do liberalismo social e das...